terça-feira, 12 de maio de 2009

Duas vezes no mesmo lugar?

Despedi-me de Madri com uma convicção: nunca mais voltaria alí. Não que não tenha gostado da cidade ou que não tenha boas lembranças, mas o raciocício era: se tiver que gastar dinheiro com viagens, que seja para um lugar que ainda não conheço. Afinal, depois de morar oito meses em uma cidade, o que teria de novo para ver por lá?

A convicção desmoronou poucas semanas depois da tal despedida. Retornar a Madri está, sim, nos meus planos. Rever a rua onde morei - a "famosa" Moreno Nieto, o mercado onde fazia compras, a padaria onde comprava um pão de cinco euros quando estava chateada... Descer a ponte Segóvia à noite, vendo a Catedral de Almudena iluminada (indescritível), subir a calle Segóvia a pé em direção ao Palácio Real, passear por La Latina e Lavapiés, se perder pelas calles de Sol, ler um livro debaixo de uma árvore no jardim do Palácio (foto), fazer um piquenique no parque do Retiro... Enfim, reviver momentos que nunca serão esquecidos.

E, então, será que vale a pena visitar duas vezes o mesmo lugar? Acho que sim. E não só duas vezes, mas três, quatro... Afinal, cada visita, um olhar diferente.



Um comentário: